Aqua Village Health Resort & Spa  header
Home > Uma visita à Serra da Estrela

Uma visita à Serra da Estrela
Aqua Village Health Resort & Spa

Para a maioria dos turistas que visitam Portugal, a Serra da Estrela, parte da qual é um Parque Natural, é uma grande desconhecida. No entanto, é uma área com um paisagem de grande beleza. É o pico mais alto do país e no inverno podem ser praticados desportos de inverno como esqui ou snowboard.

O QUE VER NA SERRA DA ESTRELA

Na Serra da Estrela os atrativos turísticos são muitos e variados, mas algumas paradas que você não pode perder são as seguintes:

Torre

A Torre é o ponto mais alto do Portugal Continental (o Monte Pico, nos Açores, é o mais alto). Surpreendentemente, não se encontra no que entendemos por cume de uma montanha, mas numa espécie de planalto que acaba por ser a zona mais alta da Serra da Estrela. Ali, numa rotunda da estrada entre Covilhã e Seia, foi erguido um monumento em forma de torre, que marca o ponto mais alto da zona, a 1993 metros de altitude.



Manteiga

Manteiga é um dos concelhos incluídos no Parque da Serra da Estrela e tem vários dos pontos que devem ser visitados.

O primeiro destes locais é o Poço do Inferno, no Vale da Ribera de Leandres, que é também o ponto de partida e destino de um espectacular percurso circular pela serra.

Outro desses pontos de interesse é o Vale Glaciar do Zêzere, o maior glaciar da serra, originado há 20 mil anos, quando todo o continente se derreteu. A poucos quilómetros daquele glaciar encontra-se o Centro de Interpretação do Vale Glaciar do Zêzere, onde poderá encontrar informações sobre a rota dos glaciares.

No início do vale encontra-se o Covão D'Ametade, uma depressão mal drenada que ocupa a fenda deixada pelo glaciar e é onde se forma o rio Zêzere. A nascente do rio é cercada por bétulas, um arvoredo que é ponto de partida para escaladores e caminhantes que escalam o Cântaro Magro, na cidade vizinha de Covilhã.



Laguna Comprida e Covao dos Conchos



Na localidade de Seia encontramos a Lagoa Comprida, um lago artificial criado por uma barragem. A bela lagoa ressalta principalmente por ser o local onde fica o Covao dos Conchos, uma espécie de “buraco negro” de quatro metros e meio de diâmetro que parece um poço. Na verdade, é a boca de uma tubulação de esgoto, construída com granito e cimento em meados do século 20, mas a vegetação aderida às suas bordas lhe confere um ar surreal.

Para além destes locais imperdíveis, a Serra da Estrela está repleta de locais únicos, aldeias encantadoras e museus interessantes. Leva tempo e desejo para descobri-los.

Venha ao Aqua Village Health Resort & Spa e desfrute da Serra da Estrela com o máximo conforto!