Aqua Village Health Resort & Spa  header
Home > Coimbra: História viva de Portugal

Coimbra: História viva de Portugal
Aqua Village Health Resort & Spa



Coimbra é uma das cidades mais antigas de Portugal, juntamente com o Porto, o que a torna muito atrativa para o turismo. Além disso, fica a apenas uma hora de carro do melhor hotel spa de águas termais do mundo, o Aqua Village Health Spa & Resort. Se quiser desfrutar de uma experiência exclusiva e única, não pode deixar de visitar os seguintes lugares:

UNIVERSIDADE DE COIMBRA



A Universidade de Coimbra, fundada em 1290 e declarada Património da Humanidade em 2013, é o primeiro monumento para ver na cidade. Entre os seus prédios mais destacados estão o Paço das Escolas, com a sua torre, e o Palácio Real. Este último inclui a Biblioteca Joanina, que data do século XVIII e é de estilo rococó, com os tectos pintados.

SÉ ANTIGA E NOVA SÉ

A Sé Velha é uma das mais belas igrejas românicas de Portugal. Concluída no século XII, parece um pequeno castelo e tem um belo claustro gótico e uma porta renascentista que deve ver.

A Sé Nova, situada no antigo Colégio dos Jesuítas, data do século XVI. A sua fachada mistura maneirismo e barroco e no interior destacam os magníficos retábulos de talha dourada, os bancos do coro e a pia baptismal que antes ficava na Sé Velha.

CENTRO HISTÓRICO



Como a maioria das cidades de origem medieval, Coimbra possui um interessante centro histórico repleto de ruazinhas onde se aglomeram edifícios históricos. Não deixe de visitar o Café Santa Cruz, com o seu interior revestido a azulejos, na Praça 8 de Mayo, nem o Mosteiro de Santa Cruz, do século XVI. É preciso entrar para ver o Claustro do Silêncio, a Capela dos Mártires de Marrocos e a Capela Principal, onde estão as tumbas dos reis.

Do mesmo modo, deve ver o Arco de Almedina, uma porta de estilo mourisco do século XI, que é a única que ainda fica em pé das três portas que serviam de acesso à cidadela.

O centro histórico é também uma das zonas com mais restaurantes e salas onde se pode ouvir fados.

JARDIM BOT NICO

Situado junto ao Aqueduto de São Sebastião, do século XVI, e fundado pelo Marquês de Pombal em 1773, o jardim tem plantas endémicas portuguesas e espécies trazidas das colónias.

Pode ser visitado todos os dias do ano a partir das 9h, com horário de fecho variável adaptado às horas de luz.

MONASTÉRIO DE SANTA CLARA

O Mosteiro ou Convento de Santa Clara-a-Velha, construído em 1314, ficava tão perto do rio Mondego que inundava-se frequentemente, pelo que foi abandonado no século XVII. Hoje podem ser visitados os seus vestígios, incluindo um grande claustro e uma igreja maneirista pós-renascentista.

Pode ser visitado todos os dias, exceto às segundas-feiras.

QUINTA DAS LÁGRIMAS

No século XIII, o infante Pedro, filho de D. Afonso IV, apaixonou-se por uma das damas de companhia da sua esposa, Inês de Castro, e teve três filhos com ela. D. Alfonso IV mandou assassinar a dama, levando a uma revolta do seu filho.

Hoje, a Quinta das Lágrimas, onde ela faleceu, é um luxuoso hotel rodeado de jardins. Os jardins podem ser visitados de terça a domingo.

Reserve já a sua estadia no Aqua Village e descubra Coimbra!